Esclarecimento - Personagem com Linfoma de Hodgkin tipo 4 na novela Amor à Vida.
A novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, trouxe à tona o assunto câncer. Visando o grande número de público que esta novela atinge diariamente, este é um ótimo tema a ser tratado. Afinal, a televisão deve ser um canal de informações para a sociedade.
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, há 10 anos luta pelo melhor tratamento à todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil. Por isso, gostaríamos de emitir um esclarecimento oficial sobre o linfoma de Hodgkin tipo 4, dado como diagnóstico para a personagem Nicole, interpretada por Marina Ruy Barbosa.
Apesar de raro, o linfoma de Hodgkin é curável. Sua maior incidência está entre os adultos jovens, de 25 a 30 anos, idade em que se encaixa a personagem da novela.
O linfoma é um câncer que se origina nos linfonodos do sistema linfático, que inclui principalmente os gânglios linfáticos, baço e amígdalas. Os gânglios linfáticos armazenam linfócitos, que são um tipo de glóbulo branco, responsável por combater infecções. A doença surge quando um linfócito se transforma em célula maligna e, de forma descontrolada, começa a crescer e se disseminar.
O sintoma mais comum do linfoma de Hodking é o aumento indolor e perceptível dos linfonodos, com o surgimento de caroços no pescoço, axilas ou virilha. Há também aumento na porção superior do peito, interior do peito (mediastino) e abdômen.
“Nos últimos anos, muitos avanços têm sido feitos no tratamento do linfoma de Hodgkin. Cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com esta doença se curam. Inclusive este é um dos tipos de câncer que, com tratamento correto, a remissão completa é praticamente certa”, disse o Dr. Daniel Tabak, onco-hematologista do Centro de Tratamento Oncológico do Rio de Janeiro e membro do Comitê Científico ABRALE.
O tratamento é realizado por meio de quimioterapia e/ou radioterapia, e o transplante de medula óssea autólogo é indicado para quem não responde às terapias iniciais.
“Assuntos como estes são muito importantes de serem levados à grande população, para que todos fiquem atentos à sua saúde e a qualquer sinal diferente do corpo, procurem um médico. O diagnóstico precoce do linfoma é o grande diferencial para se alcançar a cura. Por isso, a ABRALE trabalha incessantemente para levar informação correta e tratamento de qualidade a todos”, declara Merula Steagall, presidente da Associação.
Saiba mais sobre o linfoma de hodgkin -> http://
Nenhum comentário:
Postar um comentário