O
Atendimento Educacional Especializado – AEE, é realizado nas escolas, em Salas
de Recurso Multifuncional – SEM, sendo este de grande importância para o bom desempenho
das competências e habilidades das pessoas com Deficiências.
Ao
realizar a leitura dos documentos Internacionais e Nacional, podemos observar a
necessidade de o professor de AEE realizar um trabalho com perfeição. E podemos
constatar na leitura da Politica Nacional de Educação Especial na perspectiva Inclusiva (2009),
quando diz que é papel do professor de AEE que atua na SRM identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de
acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos
alunos público-alvo, ainda complementar e/ou suplementar os conteúdos do ensino
regular. Lembrando sempre que este trabalho deve estar articulado
com as ações do professor da sala regular,
pedagogo, aluno, família e as demais Instituições e setores municipais, este trabalho deverá contribuir
para o melhor desempenho dos alunos com deficiências em sua aprendizagem
e autonomia, para a sua vida escolar, social e familiar. Vale
salientar que esse trabalho deverá colaborar no processo formativo dos
professores que atuam naquele espaço
escolar. É muito importante que o professor conheça o aluno, suas limitações, suas potencialidades e necessidades.
Sendo que para este conhecimento mais
profundo faz-se necessário que o professor elabore um estudo de caso dos alunos
atendidos, onde este estudo colaborará com o desenvolvimento e as estratégias
do seu trabalho para a construção de novos conhecimentos. Após análise das
pesquisas, observações e entrevistas, o professor terá ciência da causa pela
qual o aluno foi encaminhado à sala de AEE e identificará o tipo de problema, complementando
com o diagnóstico de um especialista da saúde. Ao concluir toda esta etapa e
identificação da origem da necessidade de atendimento especial, o professor
criará meios/possibilidades para solucionar ou amenizar as dificuldades do
aluno, explorando suas potencialidades e auxiliando na superação de suas
dificuldades e assim sendo o professor terá condições de elaborar um plano do
AEE para desenvolver o trabalho com o aluno, lembrando que cada aluno é um caso
e para cada aluno um plano Individualizado.
O Plano do AEE vem contribuir de
forma indispensável, essencial e primordial para que os alunos de AEE possam
desenvolver-se nos aspectos d
intelectual, cognitivo e social, pois no Plano de AEE estão contidos os
objetivos, as metas e a estratégias que serão utilizadas para que o
desenvolvimento desde aluno seja garantido. Este plano deverá ser completo não esquecendo
que é neste Plano que o professor criará um roteiro contendo todas as
informações: pessoais, história de vida, convivência com familiares, colegas e
profissionais da escola, bem como o
parecer dos familiares sobre a vida escolar e expectativas sobre a
aprendizagem do aluno. Devendo ser acrescentando as informações da escola que frequenta,
como adaptações, material didático utilizado, dificuldades e facilidades. É necessária
uma articulação entre o professor de AEE e o professor da sala regular, bem
como de toda equipe e comunidade escolar, para que assim haja verdadeiro
desenvolvimento e inclusão do aluno dentro da escola bem como na sociedade a
qual o mesmo está inserido, pois este trabalho se ampliará com a participação
de todos.
Olá Graça! seu texto nos leva a refletir sobre as inúmeras atribuições do professor do AEE. parabéns pelo texto.
ResponderExcluirBom trabalho .. Parabéns
ResponderExcluirOlá Graça, você teria os moldes disponíveis deste cartaz?
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