Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

Observatório da Imprensa debate ACESSIBILIDADE

Observatório da Imprensa discutiu falta de acessibilidade na Copa 2014 e Olimpíadas 2016


O Observatório da Imprensa da última terça-feira debateu a prevista falta de acessibilidade durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e a falta de espaço dado pela mídia ao assunto. O país está construindo grandes estádios e instalações para esses eventos esportivos, mas não investe em acessos para os portadores de necessidades especiais.

Já foram aprovadas leis para facilitar a mobilidade dos deficientes, mas poucas são cumpridas. Além disso, os estrangeiros, que convivem com outra realidade em seus países, poderão enfrentar aqui dificuldades de acessos, transportes e comunicação.
Para os surdos, a novidade na comunicação foi a TV INES, pertencente ao Instituto Nacional de Educação para Surdos, com programação linear de 8h às 20h na webtv. Com seis meses no ar, eles já atingiram mais de 100 mil acessos. Já existe tecnologia de audiodescrição para TV digital e legislação específica, mas ainda com poucas horas na programação das TVs abertas.
Para debater o assunto, Alberto Dines contou com a participação da diretora geral do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Solange Maria da Rocha; da apresentadora do Programa Especial da TV Brasil, Juliana Oliveira (cadeirante); e do repórter do Estadão Dados, Lucas de Abreu Maia (deficiente visual).
Assista ao programa:



Este vídeo poderá ser usado nas salas de aula, bem como em reuniões com familiares das pessoas com deficiência visual e com os funcionários da escola no sentido de conscientizar a necessidade que a sociedade tem de estar acessível a todas as pessoas, em todos os momentos da vida. Acredito eu que as escolas tem que sairem do seu mundo isolado e partirem para abertura para o outro, debatendo com todos os que a fazem e procurando meios para    encontrar soluções possiveis para as Deficiências.
Fonte: http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/12/observatorio-da-iImprensa-falta-acessibilidade-copa-olimpiadas.html - acessado em 04/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário