Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PARCEIRA DOS EDUCADORES EM UM MUNDO EXIGENTE. 

Maria das Graças de Araújo Silva 
São José de Mipibu, 30/04/2013.
 
     A sociedade atual requer de todos profissionais e em especial os da educação atualização, capacitação, dinamismo, competência e excelência. Mas como acontecer quando se tem duas jornadas de trabalho em cidades diferente, é mãe e precisa estar a cuidar dos afazeres domésticos? É aí que a Educação a Distância vem suprir essa necessidade e dar a oportunidade para estar sempre atualizada, pois traz um amplo horizonte de conhecimentos, oportunidades e opções que de forma consciente e preparada devemos aproveitar com responsabilidade e compromisso as vantagens oferecidas, responsabilidade pelo que se estar fazendo e compromisso em cumprir rigorosamente e com todo afinco o que se propôs a realizar, como bem preceitua Moran: “Não podemos perder de vista, a integração dos dois espaços – presencial e o virtual – e de fazer transições suaves entre ambos”. 
     Ao fazermos uma retrospectiva em nossa história educacional, podemos constatar o quanto temos avançado em relação as formas de estudo/aprendizagem, e conquista, a mais recente é a EAD, uma forma de continuarmos aprendendo, estudando com a comodidade de escolha de seu próprio espaço/ambiente, mas com a mesma responsabilidade e compromisso enquanto aluna, tendo em vista as exigências no campo profissional e as mudanças diárias e continuas de aprendizagem. Estamos na era da globalização e este mundo exige de nós sempre mais esforço, dedicação, atualização e o uso correto das TIC’s em nossa vida diária e profissional. A EAD nos oferece oportunidades de participarmos ativamente de Cursos, Especializações entre outros, além de ser uma ferramenta inovadora que vem mudar o sistema tradicional de aprendizagem e de tempo, pois são novas experiências de forma independente e expansiva que cria capacidades diversas de estudos e horários adequados a necessidade e disponibilidade de cada aluno/cursista, e assim amplia o papel sociocultural, político e pedagógico dos que se propõem a se beneficiar com a EAD, sem deixar de lado a oportunidade de comodidade e responsabilidade, sendo assim inúmeras as conquistas que se tem e que este Curso de Especialização em AEE é para mim além de oportunidade em poder cursar mais uma Especialização em uma Instituição bem conceituada a oportunidade de também estar adquirindo conhecimentos para melhor realizar o meu fazer pedagógico, enquanto professora em Sala de recursos Multifuncional com Atendimento Educacional Especializado. 
     As dificuldades a serem enfrentadas é somente a organização do tempo, e o horário para encontros nas aulas presenciais, mas diante da importância e da riqueza deste curso, além da necessidade dele no meu dia-a-dia, irei desdobrar-me para que ao final deste possa estar com o mesmo sonho de que todas as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos, porém com mais conhecimento e propriedade do que preciso e tenho que fazer para que meus alunos possam superarem seus limites. Tendo como base o texto de Moran que nos diz: “Um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e ideias.” 
E diante desta frase é que apresento como sugestão, que esta especialização possa nos oferecer “estudos de caso, oficinas pedagógicas (ou sugestões) diante dos temas em estudo e a troca de experiência com todos cursistas/tutor/coordenador/supervisor e orientador, pois cada um tem experiências diversas e através das quais podemos ajudar o outro. 

REFERÊNCIAS: 
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância? Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm. Acessado em 26 e 28/04/2013. 

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acessado em 26 e 28/04/2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário