Portanto ao observarmos,
conhecer e descrever a imagem acima TESOURA ADAPTADA, percebemos que as tesouras adaptadas são
para uso de pessoas com: deficiência física; canhotas; com dificuldade de
graduação de força; com dificuldades de preensão de tesoura; com problemas de
coordenação motora e de lateralidade.
A mesma deve ser
adaptada com mola, com formato em arco revestido com cabo plástico; e não
deverá ter ponta. Já com relação a habilidade é muito importante e necessário
que para manusear esta tesoura a pessoa com deficiência desenvolva sua
coordenação para que possa assim ter melhoras em seu aprendizado e boa
utilização em sua vida diária. Sendo que a maior finalidade com o uso da
tesoura adaptada é proporcionar aos alunos e pessoas com deficiências
movimentos de abrir e fechar, exercendo a pressão para poder fazer uso
cotidianamente em suas atividades e fazeres escolares, doméstico e pessoal. Pois
o uso desta Tecnologia Assistiva irá proporcionar melhoras na coordenação
motora, desenvolver o uso bilateral das mãos.
E ao fazer uso deste
recurso estaremos proporcionando aos alunos a sua inclusão no processo de aprendizagem.
Portanto o Professor de AEE, e o Professor da sala regular deverão oferecer
oportunidades em que o aluno possa exercitar este material em trabalhos de
recorte e colagem.
Vale salientar que o
professor deverá observar como a pessoa pega a tesoura e como manuseia o papel
ou outro material para corte, e a partir destas observações fazer as
intervenções necessárias. É bom lembrar que o professor nunca poderá se
ausentar do local onde as pessoas estão trabalhando com a tesoura, além de ter atenção
em todo material que serão manuseados. Buscando ampliar o que foi escrito é que
busquei respaldo em Bersch e Machado
(2006), quando se consideram:
A educação inclusiva
traz consigo o desafio de não só acolhermos os alunos com deficiência, mas de garantirmos
condições de acesso e de aprendizagem em todos os espaços, os programas e as
atividades no cotidiano escolar. Por isso, o atendimento educacional
especializado aparece como garantia da inclusão e, a Tecnologia Assistiva como ferramenta,
que favorece este aluno a ser atuante e sujeito do seu processo de
desenvolvimento e aquisição de conhecimentos. (Bersch e Machado, 2006 – Módulo
3 – Tecnologia Assistiva).
Diante o contexto educacional atual, voltado para a Educação Inclusiva,
se faz necessário criar e implantar projetos direcionados as pessoas com
deficiências. Pois a cada dia a demanda só cresce e de forma considerável,
esperamos que com o uso das Tecnologias Assistiva (TA) o público alvo tenha um
atendimento de qualidade que permita o alcance dos objetivos esperados e
desejados pela escola, pelos professores das Salas regular e de AEE, pelos
familiares, bem como pelos especialistas que acompanham o aluno: Terapeuta
Ocupacional e Fisioterapeuta, entre outros..
REFERÊNCIAS
BERSCH,
Rita Tecnologia Assistiva: Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar.
Recursos
pedagógicos adaptados, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.
Brasília – DF , 2006
Achei interessante a utilização dessa tesoura, mas, só consegue os alunos que tem controle do movimento da mão e do braço. Os alunos que tem o tipo de movimento espástica não conseguem porque não tem controle, nesse caso, o professor deve ajudar, mesmo com ajuda alguns alunos não conseguem, usar a tesoura.
ResponderExcluirÉ mesmo como agente discutiu no último encontro Graça, é preciso experimentar pra ver o resultado. Ótima sugestão!
Seu blog tá muito legal,Graça!
ResponderExcluirObrigada Márcia pela colaboração quanto a Tecnologia Assistiva (Tesoura adaptada) as suas orientações só enriquecem os nosos conhecimentos, como também agradeço pelos comentários tecidos ao blog.
ExcluirEu particularmente achei interessante,gostei da tesoura adaptada pois ela tem uma eficiência muito importante para quem tem uma deficiência física,e o bom e percebi que essa tesoura também serve para crianças da educação infantil especialmente as do maternal e 1 período,pois elas também ainda não tem uma coordenação Boa,ainda estão aprendendo sua coordenação, podendo assim ser bom pois as crianças não iriam estar tipo tendo foco só na criança com deficiência, tornando assim todas iguais...
ResponderExcluirEu particularmente achei interessante,gostei da tesoura adaptada pois ela tem uma eficiência muito importante para quem tem uma deficiência física,e o bom e percebi que essa tesoura também serve para crianças da educação infantil especialmente as do maternal e 1 período,pois elas também ainda não tem uma coordenação Boa,ainda estão aprendendo sua coordenação, podendo assim ser bom pois as crianças não iriam estar tipo tendo foco só na criança com deficiência, tornando assim todas iguais...
ResponderExcluir