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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Todos com todos

Este documentário realizado pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo mostra que a inclusão, mais que uma interação social, é um processo de aprendizagem entre professores e TODOS os alunos envolvidos, pois a criança com necessidades educacionais especiais, incluída no ensino regular tem mais possibilidades de se desenvolver. As limitações podem ser superadas, através de experiências colaborativas, participativas e afirmativas. Agora cabe a discussão. Os profissionais são preparados? A escola é acessível para receber esses alunos (acessibilidade do ponto de vista motor e funcional)? Falar em inclusão não é "jogar" o aluno na escola sem ter um encaminhamento pedagógico específico, um “olhar” diferenciado para que ele possa se desenvolver plenamente. Acredito na escola inclusiva, nas possibilidades que são colocadas para os alunos com necessidades educacionais especiais se desenvolverem, mas é necessário repensá-la do ponto de vista pedagógico e funcional.
O que você pensa sobre isso?


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