REFLITA.
Hoje, 12 de outubro, comemoram-se 3 datas, embora poucos se lembrem de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida (padroeira oficial do Brasil), o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, que foi decretado em 1980.
Hoje é um dia para refletirmos sobre a nossa fé, sobre o exemplo de fé que foi Maria e a lição de esperança e confiança em Deus, quando disse seu sim, sobre a fé dos pescadores que a encontraram. Que Nossa Senhora Aparecida ilumine o BRASIL, que está precisando tanto de cuidados
Também é um dia também para refletirmos sobre o que está sendo feito com nossas crianças, que futuro está sendo vivido, Temos realmente de fato e de direito o cumprimento dos direitos para com as crianças? O ECA em seu arts 7º a 14 fala sobre a vida e saúde; nos arts 15 a 18 fala sobre a liberdade, respeito e dignidade, já nos arts 19 a 52 sobre a Convivência familiar e comunitária, e nos arts 53 a 59 sobre a Educação, cultura, esporte e lazer, finalizando os arts 60 a 69 discorre sobre a Profissionalização e proteção ao trabalho. Se eles fossem cumpridos com certeza teríamos um futuro bem melhor, mas em muitos casos percebemos que está apenas no papel. Em seus 23 anos de ECA, o que tem mudado de fato? Até onde o Brasil tem avançado nas áreas de proteção, segurança e garantia destes direitos, quando ainda temos crianças envolvidas em drogas, em violência, em prostituição, ausentes das salas de aula, no trabalho infantil, sem direitos a serem crianças. O que é visível aos olhos das pessoas, mas que poucos agem. Tenho a real convicção e que não precisamos de Criação de NOVAS LEIS, precisamos SIM da efetivação das leis existentes. Já estamos tão acostumados a convivermos com certas injustiças que ainda NÃO somos sensíveis, não temos a sensibilidade porque não nos apresenta nada de novo. As nossas crianças e adolescentes tem pressa na efetivação dos seus direitos, se DEMORAREM correremos o risco de NÃO SE ENCONTRAR MAIS AS CRIANÇAS.
Com relação ao Descobrimento das Américas tivemos algumas consequências: O Tratado de Tordesilhas (junho de 1494): as terras portuguesas separadas das espanholas por um meridiano a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.
Propagação da civilização europeia na América: obra das ordens religiosas.
Importância comercial do Atlântico e o Descobrimento de riquezas minerais: enriquecimento das pessoas que não eram nobres.
O consumismo desenfreado tem feito desta data com que o TER seja maior que o SER.
QUE POSSAMOS REFLETIR SOBRE O DIA DE HOJE. O QUE TEMOS FEITO? O QUE PODEREMOS FAZER PELAS NOSSAS CRIANÇAS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário