Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

ESCALA CUISENAIRE.








O conjunto pedagógico conhecido como material CUISENAIRE foi criado pelo Professor Belga George Cuisenaire. (1891-1980).

É constituído por uma série de barras de madeira, em forma de prisma, com altura que varia de 1 a 10 cm. Que dá 241 barras de madeira e cada tamanho corresponde a uma cor especifica.:
Cor
Número que representa
Quantidade de barras
Branca
1
100
Vermelha
2
50
Verde-clara
3
36
Roxa
4
28
Amarela
5
20
Verde-escura
6
16
Preta
7
14
Marrom
8
12
Azul
9
12
     Laranja
10
10

As cores foram escolhidas de modo a formar famílias:
* família vermelha (vermelho, roxo e marrom)
* família amarela (amarelo e laranja)
* família azul (verde-claro, verde-escuro e azul)
* a cor branca
* a cor preta
Este material permite que a aprendizagem se processe através da descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse processo. Os números são representados por grandezas continuas. Auxilia na compreensão de números naturais, os conceitos trabalhados são: sucessos, antecessor, estar entre,  antes de, depois de, maior e menor, além de colaborar no incentivo a crianção de objetos diversos.
Tem o objetivo de desenvolver a coordenação viso motora, discriminar cores, tamanhos.
Como sugestãod e atividades:
1 - Pedir que os alunos peguem o material e separe uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual ´é a barra menor. Comece a montar uma escada, isso é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando  os degraus de uma escada, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior. O Professor deverá fazer sempre as intervenções com perguntas, tais como: Qual a barra maior que a azul? Qual a barra maior que a verde clara? Qual a barra menor que a barra amarela? Qual a barra menor que a barra castanha? Solicitar que o aluno escreva porque? Também poderá solicitar para que com as barras o aluno construa algo que represente o seu dia a dia, de preferência um objeto da sua casa ou do seu quarto. Não esquecendo da importância das intervenções: O que? Por quê? Como? Quando? Poderá trabalhar as questões de aprendizagem da leitura e escrita, pedindo para que o memso escreva o que construiu.  O Professor também poderá discordar do que o aluno construiu ou retirar de duas a três peças para observar a atenção do aluno.
2 - Pedir às crianças que construam casinhas e trenzinhos e que discriminem os tamanhos e as cores, usando  apenas as barras menores ou as maiores para fazer as montagens, ou aquelas que sejam da mesma cor. O primeiro contato com as barrinhas deve parecer uma brincadeira. Nessa fase as crianças fazem apenas  o reconhecimento físico das peças. Entregar para os grupos de crianças cartelas com figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma cor das dez barrinhas. Pede-se às crianças que montem as figuras colocando as barrinhas coloridas sobre as tiras correspondentes.
3 - Entregue uma barrinha diferente para cada criança. Em círculo as crianças irão mostrar a sua barrinha e comparar com as dos outros. O professor deverá fazer perguntas como:
• Quem tem a barrinha maior?
• Quem tem a barrinha menor?
• Ana, a sua barrinha é maior ou menor que a de Maria?
• Por que a barrinha lilás está nesta posição?
• Por que a barrinha laranja é a última?
• Por que a barrinha branca é a primeira?
• Quantas barrinhas brancas cabem na barrinha laranja?
• Quantas barrinhas vermelhas cabem na laranja?
• Quantas barrinhas amarelas cabem na laranja?
• Pegue a barrinha vermelha. A barra vermelha está entre quais cores?
• Qual é a cor, em ordem crescente de tamanho, da barra que vem imediatamente antes da barra azul?
• Quais são as barras que têm seu comprimento maior que o da lilás e menor que o da laranja?
• Qual é a barra imediatamente sucessora da barra marrom?
• Qual é a barra imediatamente antecessora da barra preta?
Atividades Propostas
Construindo um muro
Objetivo:
- Introduzir a operação de adição e a comutatividade.
Material:
- Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial. As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade.

Construindo um muro especial
Objetivo:
- Introduzir o conceito de multiplicação, enquanto soma de parcelas iguais.
Material:
Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro

4 comentários:

  1. Muito bom Graça esse recurso. A Escala Cuisenaire eu trabalho sempre, é a primeira escala que apresento aos meus alunos, o conceito de inclusão e conservação dos números deve ser sistematizado logo depois que eles entendem o conceito de número. São muitas as possibilidades para o trabalho com a Escala Cuisenaire.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Márcia, o leque de opções para se trabalhar com a escala cuisenaire são enormes, eu acredito ser um material riquissimo em nossas salas multifuncionais, além do mais dá para trabalhar com todas as deficiências. Obrigada pelo seu comentário Márcia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Graça!
    Muito bom e sugestivo as atividades com a escala cuisenaire. Eu não conheço esse material, só através de livros. Sei o quanto é importante para a aprendizagem dos nossos alunos. Vou solicitar a equipe gestora para aquisição de um para a SRM.
    Parabéns e continue sempre assim exemplo de profissional dedicada e pesquisadora.
    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Rita de Cássia pelo comentário. A escala cuisinaire é mesmo um material riquíssimo na SRM, com ele podemos explorar o pensamento, o raciocínio e os aspectos cognitivos, emocionais e a interação, bem como explorar através da construção de objetos imaginários.

    ResponderExcluir