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domingo, 8 de junho de 2014

Recursos e estratégias em baixa tecnologia que possa apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento.

Público a que se destina: Crianças com autismo, com idade entre 06 a 13 anos.
Local de utilização: Na sala de aula regular. 
Local de aprendizagem do uso: na sala de recursos multifuncional.

Com a DSM-5 o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) passa a chamar-se Transtorno do Espectro Autista (TEA), inserido na categoria diagnosticados Transtornos de Neurodesenvolvimento que inclui o transtorno autista, O transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e os transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que resulta em déficits social, na comunicação e interesses fixados e comportamentos repetitivos conforme a Associação Americana de Psiquiatria, 2012. Baseado em WING pessoas com autismo possuem déficit na comunicação e no desenvolvimento da linguagem apresentando por muitas vezes ausência de fala ou fala hiper formal.
Tendo em vista a dificuldade apresentada há que se trabalhar de forma a pensar num sistema de comunicação alternativa, observando os interesses da criança, suas possibilidades, habilidades e os ambientes escolar, familiar e social de maneira a propor uma comunicação que leve a criança a estabelecer comunicação receptiva e expressiva.


Entre os vários recursos de comunicação alternativa, podemos perceber que os cartões de comunicação são confeccionados em formato de cartões com símbolos, figuras, fotos, representando um vocabulário variado e fácil de ser manuseado, além de ser portátil, podendo ser levado pela pessoa para todos os lugares, seja em argolas (como chaveiro), carteira de bolso e etc. Eles também podem ser utilizados como meio de comunicação receptiva e expressiva com crianças com autismo, desde que já tenha intenção de comunicar-se e que esteja na fase simbólica de comunicação.

Abaixo alguns cartões organizados por tipos e cores (substantivos alaranjados, adjetivos azuis, verbos verdes, sujeitos amarelos, expressões sociais em rosa e miscelâneas em branco)


Vale salientar que de acordo com o contexto no qual a criança se encontra, os cartões de comunicação podem ser utilizados em vários ambientes. E para que possa dar sentido e ver funcionalidade no seu uso as figuras escolhidas para os cartões devem ser o mais próximo possível da realidade da criança,


No ambiente escolar: os cartões de comunicação podem ser utilizados para contar uma história conhecida que pode ser realizado pelo professor de AEE e da sala comum, reconto da história pelo aluno e também em parceria com os outros alunos da sala comum bem como pode ser utilizados para a produção de uma história, um relato e etc.
Na hora do lanche expressando o que quer comer, quantidade e etc


Estes cartões de comunicação tem seu uso além do ambiente escolar, podendo ser utilizado no ambiente familiar e social.
O professor de AEE tem papel fundamental, pois será ele que ensinará o aluno a utilizar os cartões de comunicação, na sala de AEE e será ele que investigará junto ao professor de sala de aula regular e aos familiares quais palavras pertencem ao contexto do aluno e o que a criança gosta. Após o aluno aprender a utilizar este meio de comunicação, o professor de AEE orientará professores e colegas da sala comum e seus familiares como utilizar os cartões com a criança autista.
E assim passaremos a ter o estabelecimento da comunicação e linguagem, e o uso dos cartões favorecerá também a interação, autonomia e o desenvolvimento cognitivo.

Referências Bibliográficas:

ARASAAC - Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada - http://www.catedu.es/arasaac/ [acesso em 07/06/2014].

Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 07/06/2014].

Um comentário:

  1. Olá, Graça, gostei da atividade, a prancha de comunicação é realmente uma importante ferramenta a ser explorada e aplicada para desenvolver as capacidades de comunicação, autonomia e linguagem das pessoas com ou sem TGD. Parabéns!

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