Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atividade mão sob mão, realizada com um aluno que apresenta deficiência visual e deficiência Intelectual (Deficiência Multipla).

Esta atividade foi realizada na escola da zona rural com um aluno que apresenta baixa visão e deficiência intelectual. Em baixo da mangueira, mas precisamente no espaço com areia, pois o aluno apresenta defesa tátil, que é a forma como a criança experimenta e reage de maneira negativa e emocionalmente as sensações do tato, para tocar na areia.
Na posição mão sob mão tentei motivar o aluno a desfrutar do toque na areia, na intenção de estimulá-lo a usar a visão residual, assim como outros sentidos remanescentes, provendo de informações sensoriais necessárias que suscitem sua curiosidade.
Antecipei oralmente para o aluno o local, para que ele se sentisse familiarizado com o ambiente, podendo explorá-lo com segurança. Em seguida coloquei a mão do aluno sob a minha, e com o meu dedo escrevi o nome do mesmo na areia para que ele sentisse as vibrações através da minha mão e a segurança para que pudesse tocar, mexer e escrever na areia, pós 3 minutos retirei a minha mão e solicitei que o mesmo escrevesse na areia o que quisesse ou desenhasse algo que ele imaginava ser e que estava lembrando naquele momento; e para minha surpresa o mesmo tentou com o dedo na areia fazendo círculos e listas, quando eu perguntei o que ele tinha feito ele falou: uma bola.
Dando continuidade a atividade coloquei a mão dele sob a minha novamente e fizemos todo o percurso explorando um objeto, desta vez um violão. E o sorriso do mesmo foi estampado ao sentir as vibrações das cordas e escutar o som, após 3 minutos parei e ele pediu para que continuasse com a minha mão no violão e a dele em cima, ao que atendi, mas quando retirei a minha mão ele temeu realizar sozinho, incentivei através da conversa e ele novamente recusou, parei a atividade por este dia. No dia seguinte repeti e o mesmo conseguiu sentindo-se mais seguro.
Foi emocionante ver a potencialidade apresentada pelo aluno e a superação do medo, bem como o toque iniciando pela areia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário