Propus
aos alunos uma atividade de Educação Física, onde todos pudessem participar e
que o vôlei seria legal, de inicio alguns alunos disseram não ser possível tendo
em vista que o aluno usava cadeira de rodas. Então sugeri que adaptássemos o
jogo, em vez de jogarmos em pé, jogaríamos todos sentados e que a rede seria
colocada a certa altura compatível de forma que todos pudessem participar, concordaram.
Iniciamos jogando com uma mão, após todos terem passado por esta etapa;
começamos a jogar com as duas mãos. O aluno com deficiência física de inicio
temeu um pouco com medo de cir da cadeira de rodas, os alunos ditos “normais”
estranharam um pouco jogar sentados, mas conversei com eles e mostrei a
necessidade de se colocarem no lugar do outro, de incluir o outro e de sentir
um pouco o mundo do outro, e tudo voltou a normalidade. Reiniciamos o jogo
novamente, desta vez divididos em grupos de quatro alunos (meninos e meninas),
formando assim os times. Uma parte da turma foi responsável para avaliar os demais
colegas, anotando os contatos com a bola que os colegas realizavam. Foi criado
uma tabela de monitoramento, e os papeis de jogadores e avaliadores foram
invertidos possibilitando que todos pudessem participar de todas as etapas.
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